domingo, 25 de janeiro de 2015

VÍDEOS, RELATOS E MENSAGENS CHOCANTES RECEBIDAS DE VÍTIMAS E SEUS FAMILIARES DE CRUZEIROS INTERNACIONAIS. Devido às ameaças e retaliações já sofridas, estamos preservando o nome de algumas vítimas.



LINKS PARA OS VÍDEOS

VÍDEO 1: CENAS DE MAUS TRATOS A TRIPULANTES E CRIME AMBIENTAL
São cenas revoltantes.de maus tratos. Vídeo com denúncias apresentado na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado no dia 7/10/2013 onde mostra 3 histórias impressionantes em navios de cruzeiros pertencentes às armadoras MSC e PULLMANTUR: a primeira, o desespero de várias jovens tripulantes brasileiras que foram abandonadas em um hospital público na Itália e impedidas de retornarem ao navio. O segundo, tripulantes brasileiros denunciam regime de cárcere privado dentro de navio da Pullmantur. O terceiro, incrível flagrante de crime ambiental onde mostra o lixo de navio da MSC sendo jogado na costa brasileira, em Santa Catarina.

https://www.facebook.com/photo.php?v=477368492378405&set=vb.100003157743019&type=2&theater

http://youtu.be/3CH1eOBrT38


VÍDEO 2:  CADÊ LAÍS??? 
ELA PODE ESTAR VIVA E TER SIDO VÍTIMA DE TRÁFICO HUMANO. Uma jovem tripulante de 21 anos desapareceu em junho de 2012 em águas italianas, enquanto trabalhava no navio Costa Magica. A armadora italiana alegou que Laís cometeu suicídio, mas o vídeo que apresentaram como prova se revelou uma grande farsa. Até hoje, esta empresa não liberou a gravação das outras câmeras e não contribuiu em nada para as investigações. Vejam a reportagem e os depoimentos, são muito reveladores.

https://www.facebook.com/photo.php?v=479292638852657&set=vb.520142008053171&type=2&theater

http://www.youtube.com/watch?v=fnZC1gdXj5Q&feature=youtu.be



VÍDEO 3: ASSASSINATO DE CAMILLA PEIXOTO BANDEIRA
Jovem tripulante do navio MSC MUSICA, estrangulada até a morte em sua própria cabine por um covarde assassino chamado BRUNO SOUZA BICALHO VALE RICARDO. Este crime bárbaro aconteceu em janeiro de 2010 em Santos. O assassino, mesmo indiciado, sempre gozou de liberdade e continua solto até hoje. Camilla já tinha sido agredida várias vezes pelo suspeito e, por isso, pediu ajuda ao comando do navio, registrou formalmente as queixas e pediu a troca da cabine, mas não foi atendida. Os seus superiores sempre foram omissos e negligentes. Passados quase 4 anos, o assassino continua solto, a MSC sem nenhum arranhão, mas a Camilla está morta e sua família dilacerada. 

http://www.youtube.com/watch?v=MwO5TNTxKV4


VÍDEO 4: A MORTE DE FABIANA PASQUARELLI E O TRABALHO ESCRAVO
História, depoimentos de autoridades e imagens chocantes sobre a morte de Fabiana Pasquarelli, vítima de condições de trabalho análogas à escravidão, atendimento médico precário, negligência e omissão de socorro impostos pelo comando do navio MSC Armonia. Ela morreu em 18 de fevereiro de 2012 em Santos - SP. Este vídeo, juntamente vários outros sobre maus tratos e crimes, foi apresentado por vítimas de cruzeiros internacionais em audiência pública realizada na comissão dos direitos humanos do Senado Federal, diante de diversas autoridades, em 7 de outubro de 2013. No dia seguinte, também foi entregue cópia destes vídeos à ministra Maria do Rosário em reunião realizada na Secretaria de Direitos Humanos em Brasília.

https://www.youtube.com/watch?v=5lmcfbTz-Pc


VÍDEO 4.1: A MORTE DE FABIANA PASQUARELLI E O TRABALHO ESCRAVO
VÍDEO SOBRE A MORTE DE FABIANA PASQUARELLI SUMIU DO FACEBOOK!!! ESTAMOS PUBLICANDO NOVAMENTE, MAS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES.
O vídeo publicado em outubro/2013 sobre a morte de FABIANA PASQUARELLI, contendo depoimentos de autoridades e imagens chocantes na UTI de um hospital em Santos, momentos antes de sua morte, simplesmente sumiu das páginas do Facebook. FABIANA foi uma das vítimas fatais de condições de trabalho análogas à escravidão, como o excesso de carga de trabalho (192 dias sem folga), atendimento médico precário, negligência e omissão de socorro. Tudo ocorreu a bordo do navio MSC Armonia. Ela morreu em 18 de fevereiro de 2012 em Santos – SP.
Não sabemos qual foi o motivo da censura. Não fomos notificados pelo Facebook e a família de Fabiana está conosco, engajada na luta e nas denúncias. Talvez, alguém tenha se chocado com as últimas cenas em que aparecem os seios de Fabiana na UTI do hospital. Por isso, nesta versão, apresentamos somente o início da filmagem.
Ou então, alguém ficou muito incomodado com a contundência das denúncias, que comprovam a existência de trabalho análogo à escravidão no submundo que existe dentro dos luxuosos navios de cruzeiros.

https://www.facebook.com/photo.php?v=485134448268476&set=vb.520142008053171&type=2&theater


VÍDEO 5: O LADO SOMBRIO DO NAVIO DE LUXO
Documentário impressionante de 2012: Jornalista alemã infiltrada na tripulação de um navio de cruzeiros revela flagrantes de toda sorte de violações à dignidade humana e as péssimas condições de trabalho, que são submetidos os trabalhadores de várias nacionalidades pobres. Não é necessário entender o alemão para saber do que se trata. É possível perceber também o desabafo de tripulantes brasileiros, o que é muito comovente. Iremos apresentar este documentário na próxima audiência pública no senado, prevista para o final de setembro. O título do documentário:KREUZFAHRT UNDERCOVER: Die schattenseite der luxusdampfer (Cruzeiro secreto: O lado sombrio do navio de luxo)

http://www.youtube.com/watch?v=RGJ2jTulxYE




RELATÓRIOS, RELATOS E MENSAGENS

CASO FABIANA PASQUARELLI
RELATÓRIO DE ANÁLISE DE ACIDENTE DO TRABALHO - AUDITORIA FISCAL DO TRABALHO - AUDITOR JANSEN WAGNER GALLO




















OUTUBRO DE 2013

Mensagem recebida em 18/10/2013
RELATO DE UMA EX TRIPULANTE DA ARMADORA ITALIANA MSC CRUZEIROS
    
“Trabalhar em cruzeiros nao é aquele mar de rosas que as agencias pintam, é trabalho duro e pode-se dizer em alguns casos trabalho escravo...eu fiz quatro contratos, sendo dois deles na MSC junto com meu pai e minha mae...eu trabalhava no room service a noite, das 20 hrs as 07 da manha, sem intervalo nem para comer, nos que faziamos o turno da noite tinhamos que jantar antes das 20 e tomar cafe somente depois das 07, minha mae era chefe do room service e por alguns dias ela havia colocado uma pausa de 30 min a noite para janta, porem o Maitre italiano achava que nos da noite nao tinhamos esse direito pois tinhamos o dia inteiro livre e a noite é um pouco mais tranquilo o serviço. A gente tinha que se submeter a algumas coisas bem desagradaveis, entre elas servir cafe ou qq outra coisa que o maitre solicitava e o mesmo nos atendia de cuecas ou ate mesmo so de toalha...este maitre em especial assediava algumas moças do room service e se elas nao correspondessem ele dava serviço dobrado e teve caso ate de quando elas desembarcaram ele dar nota ruim para a empresa nao chamar mais...sim, porque a MSC tem lista negra sim! entre outras coisas tb tinha o fato de se um oficial quisesse sai com uma mulher e essa nao lhe dava atenção ele mexia seus "pauzinhos" e dava um jeito da moça ter mais trabalho e ser mais pressionada a desembarcar, eles usavam muito e expressao "don't like go home"...dai qdo chegava a Europa a pressao em cima dos brasileiros subia muito para que pedissemos para desembarcar sendo assim teriamos que pagar nossa passagem. eles cobram uniformes tambem. teve uma epoca que eles retiam parte do salario, pagando somente em torno de 70% dai qdo voce desembarcava eles devolviam o restante, mas claro, sempre faltava dinheiro. quando a gente desembarcava tinha que passar pela vistoria da segurança que era na noite anterior ao desembarque, nesse vistoria eramos obrigados a abrir as malas e os seguranças normalmente mexiam em tudo e tiravam as coisas e se achassem algo que suspeitassem nao ser nosso tinhamos que provar com nota fiscal, caso contrario eles retinham o produto e a pessoa entrava para a lista negra. dai eles lacram a mala da pessoa e vc so pode deslacrar no dia seguinte quando desembarca. muitos portos eles proibiam a saida dos tripulantes, e tivemos um staffcaptain que chegou a proibir o uso de celulares a bordo nas areas de tripulante. faziam inspeçoes na cabine a qq hora do dia ou da noite sem previo aviso, eles batiam na porta com a chave ja abrindo a mesma e teve casos de abrirem inclusive armarios sem que a pessoa estivesse junto. meu pai era cozinheiro e trabalhava em media 15 horas por dia...ele fazia o turno das 22 as 06 e depois das 14 as 17 sendo que as 06 sempre ficava ate pelo menos 07 e as 17 ficava ates 19. e qdo ele trabalhava de dia fazia o horario das 06 as 10, da 10:30 as 15, das 17 as 01 da madrugada...e tudo isso como qq navio, sem folga durante no minimo 9 meses. meu pai tem 5 contrato, sendo que dois deles foram direto, sem ferias, 20 meses a bordo. e minha mae tem um contrato de 6 meses, um de 19, um de 22 e um de 9 meses...eu fiz meus dois contratos de nove meses. meu pai adquiriu hernia iguinal a bordo por fazer muita força, excesso de peso, fez uma cirurgia e pagou tudo particular do proprio bolso, a msc nao pagou nada. em um contrato ele quebrou o dedo a bordo, foi transferido de navio, dai eles queriam mandar ele embora sem nada mas ele falou que iria trabalhar mesmo com o dedo quebrado para nao ser mandado embora e assim o fez. no ultimo desembarque dele foi uma sacanagem bem grande. eu e a mae estavamos marcadas para desembarcar dia 12 de agosto e ele para o dia 15. como ele e a mae dividiam a mesma cabine, no dia 11 o crew purser deu a chave de outra cabine para ele se mudar pois tinha embarque e ele ia precisar da cabine dos dois...ele fez a mudança td direitinho. No dia 12 nosso desembarque era so de tarde, dai saimos os tres para almoçar fora do navio, em Genova. Quando retornamos, as 12:30 estava o crew purser na gangway esperando meu pai para dizer que a cia havia conseguido um lugar no voo do dia 12 para ele entao ele teria que desembarcar agora dia 12 e nao mais dia 15...entao ele tinha uma hora para arrumar suas coisas, devolver uniforme e equipamentos de segurança, passar no crew purser e pegar seu dinheiro para ir para casa, ate ai tudo bem, o tempo era curto mas da-se um jeito...o problema foi que, depois que ja estavamos em casa um tempo, fomos separar uns documentos do navio e eu achei a carta de desembarque dele que consta o motivo do desembarque...normalmente vem escrito fim de contrato, ele ja tinha mais de 9 meses e assinou a carta sem ler pois depois de cinco anos de empresa ele jamais imaginou que eles pudessem fazer uma sacanagem...eles colocaram no motivo do desembarque indisciplina! isso mesmo, em cinco anos nunca levou um warning e conta na carta de desembarque indisciplina. ano passado eles chamaram ele de novo, mas dai eles nao queriam embarcar minha mae como chefe de room service, somente como atendente de room service (ou seja, baixando o cargo e o salario) dai ele nao foi...enfim, entre outras coisas acho que essas sao as de mais relevancias em nosso caso. A, tambem tinha o problema da comida que era horrivel, sempre arroz, macarrao, um frango ensopado boiando na gordura ou uma salsicha assada, normalmente sem salada e no maximo maça ou laranja. Isso quando nao acontecia da comida ja estar ate verde! O pagamento do salario tinha dias diferentes de acordo com a nacionalidade ou o departamento. O centro medico so atendia tripulantes das 09 as 10 ou das 15 as 16, fora disso eles nao atendiam, teve ate um caso a bordo do MSC Lirica, no meu ultimo contrato de um indonesiano que ficou mais de uma semana internado no ambulatorio do navio e quando eles finalmente decidiram levar ele em hospital, foi no uruguai e ele morreu depois de uma semana internado com infecção generalizada. eles so encaminhavam para hospital se a pessoa estivesse a ponto de morrer...enfim, acho que é isso, se voce tiver mais alguma duvida sobre algum assunto especifico é so perguntar, estou as ordens. Abraço”.

Mensagem Recebida em 17/10/2013 - Armadora Italiana COSTA CRUZEIROS
O relato abaixo de um ex tripulante e sua denúncia na PF (vide documentos abaixo) se refere ao navio Costa Victoria na temporada 2007/2008.  Observem também que na época o capitão todo poderoso do navio era um sujeito que mais tarde, em 2012, se tornaria famoso por ter naufragado o grande e luxuoso navio Costa Concordia na Itália. É ele mesmo, o capitão fujão de nome FRANCESCO SCHETINNO.
Há várias coisas que nos espantam no relato do ex-tripulante e nas duas denúncias feitas à PF, como a prepotência do capitão (certamente uma das causas subjetivas da tragédia do Concordia), a violência de seus seguranças, o assédio moral, a xenofobia e discriminação contra brasileiros, a grande humilhação e constrangimentos sofridos, entre outros crimes contra a dignidade humana. Ou seja, praticamente tudo aquilo que constava no próprio diagnóstico do MTE 2012/2013 que divulgamos recentemente (ver abaixo).

Assédio moral, ofensas e maus tratos contra brasileiros, lamentavelmente, é algo cada vez mais “normal” dentro desses navios, mas há algo que nos chamou muito a atenção, segundo o relato do próprio Sr. Giancarlo: a omissão e conivência das autoridades brasileiras, justamente aquelas que deveriam protege-lo, os que deveriam salvaguardar seus direitos que foram totalmente violados, tanto como ser humano como na sua relação de trabalho. Na verdade, o relato revela uma relação “promíscua” entre o navio e as autoridades que deveriam fiscalizá-lo lá na ponta, ou seja, no porto.


"BOM DIA,

MEU NOME E GIANCARLO BERNINI, BRASILEIRO, 43 ANOS, MORADOR DO BAIRRO MARAPÉ, CIDADE DE SANTOS, ESTADO DE SAO PAULO, FUI DESEMBARCADO NAVIO DO COSTA VICTORIA ONTEM NO PORTO DO RIO DE JANEIRO, PELO COMANDANTE FRANCESCO SCHETINNO(ITALIANO) POR TER RECEBIDO A QUARTA ADVERTENCIA ESCRITA, NAO ASSINEI NEHUMA DELAS POR JULGÁ-LAS TODAS ABSURDAS.

ONTEM AS 08:00 DA MANHA FUI CHAMADO AO ESCRITORIO DO CMTE. PARA SER INFORMADO DE MEU DESEMBARQUE SUMARIO, IMEDIATO POR ORDEM DIRETA DO ESCRITORIO DA COSTA CRUZEIROS EM GENOVA, ITALIA, O CMTE. ME DISSE AOS GRITOS QUE EU NAO ERA BEM VINDO A BORDO QUE TINHA QUE IR EMBORA EU TENTEI ARGUMENTAR PARA CONSEGUIR INFORMACOES A RESPEITO DA PASSAGEIRA QUE HAVIA FEITO ESTA DENUNCIA MENTIROSA, E O CMTE. AOS BERROS ME DISE QUE NAO IA ME INFORMAR NADA, E QUE IRIA CHAMAR A POLICIA FEDERAL PRA ME DESEMBARCAR E OS SEGURANCAS ME SEGURANDO COMOS E EU FOSSE UM ANIMAL.

MOTIVO ALEGACAO UMA PASSAGEIRA ARGENTINA, DE QUE EU A TERIA XINGADO EM INGLES, E O FATO TODO TERIA SIDO TESTEMUNHADO PELA INTERPRETE CARLA(ARGENTINA), POREM NAO ME FOI INFORMADO O NOME NEM O NUMERO DE CABINE DESTA SUPOSTA PASSAGEIRA, E O CMTE. ME DISSE QUE PARA A MINHA SEGURANCA ELE ESTARIA ME DESEMBARCANDO POIS A PASSAGEIRA ERA FILHA DE UMA PESSOA MUITO IPORTANTE EM BUENOS AIRES E EU SERIA PRESO SE FOSSE CONTINUAR A BORDO.

IMEDIATAMENTE O CMTE. CHAMOU MAIS DOIS SEGURANCAS E ME DISSE QUE EU TINHA 30MINUTOS PARA ARRUMAR  MINHAS COISA E DESEMBARCAR, FUI LEVADO PARA MINHA CABINE COM ESCOLTA...E A CADA 10 MINUTOS ELES BATIAM NA PORTA PRA ME APRESSAR, EU TENTEI CONSEGUIR ALGUM TEMPO PARA TELEFONAR E FALAR COM ALGUEM PARA ME AJUDAR QDO. ELES ENTRARAM NA CABINE PEGARAM AS MALAS E SAIRAM PORTA A FORA E EU FUI ATRAS.

ME LEVARAM AO ESCRITORIO DE PAGTO.E ME PAGARAM...PRA NAO DIZER QUE NAO O HAVIAM FEITO...COM DISCREPANCIAS ENORMES DO QUE MEU SALARIO ME DARIA DIREITO...EMFIM AS MALAS FORAM COLOCADAS NO PORTO DO LADO DE FORA DO NAVIO E DEIXADAS ENQUANTO EU AINDA ESTAVA DENTRO DO NAVIO...QDO. CHGUEI DO LADO DE FORA EU NAO ACREDITEI FIQUEI MUITO DECEPCIONADO.

MINHA MAIOR DECEPCAO AINDA ESTARIA POR VIR, FUI A POLICIA FEDERAL AS 11:00 DA MANHA O AGENTE NO PORTO DO RIO ME DISSE:'AGUARDA QUE ALGUEM VAI TE ATENDER' DEPOIS DE UMA HORA AS 12:00 OUTRO AGENTE DE MUITA MA VONTADE VEIO ME DIZER QUE NAO ERA ALI QUE SE FAZIA AQUELE TIPO DE DENUNCIA...UM ABSURDO...O POSTO DA PF FICA DENTRO DO TERMINAL MAUA NO PORTO DE PASSAGEIRS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SE NAO ERA ALI, ONDE SERIA??? E ME DISSE 'AGUARDA AI QUE EU TE ATENDO JA' ISTO JA ERAM 12:30 AI APARECERAM ALGUMAS PESSOAS QUE ACREDITO SER PARENTES DESTE AGENTE E ELES FORAM ALMOCAR DENTRO DO NAVIO...E SO VOLTARAM AS 14:30, EU ESTAVA ESPERANDO E O MESMO AGENTE DISSE QUE ESPRAVA UM PAPEL??? QUE EU NAO SEI QUAL ERA...EU DISSE QUE ERA DE SANTOS QUE TINHA QUE IR EMBORA, QUE NAO TINHA PASSAGEM, QUE O TERMINAL IRIA FECHAR E EU NAO TINAH COMOFICAR MAIS ALI, QDO. ELE ME DISSE EM TOM FORTE 'SE QUISER AGUARDA SENAO...' FECHOU O POSTO DA PF COLOCOU A ARMA NA CINTURA E SAIU ISTO JA ERAM 15:30 AS 16:00 EU DECIDI VIR EMBORA PARA SANTOS, ONDE JA HAVIA FEITO UM DENUNCIA CONTRA A DIRETORA DE HOTEL SRA. ANNA D'AMBROSIO(ITALIANA) CUJO O B.O. FEITO PELO DEL. CASSIO LUIS GUIMARAES NOGUEIRA ESTA SENDO ENVIADO EM ANEXO NESTE E-MAIL, NA PF DE SANTOS A CARGO DO DR. CASSIO EU TIVE PRONTO ATENDIMENTO, RAPIDO OBJETIVO E EFICAZ, BEM AO CONTRARIO DA PF DO RJ. 

O NAVIO DEVERIA ME PAGAR O RETORNO, PARA CASA E NAO PAGOU...NAO ME RESPEITOU COMO SER HUMANO, E AINDA NEM COMO CIDADAO BRASILEIRO E QDO PRECISEI DA PF...QUE PIADA...DEIXEI UM BILHETE PARA ELES DA PF RJ 'OBRIGADO PELO DESCASO VCS SEVENDERAM POR UM PRATO DE COMIDA A BORDO DO COSTA VICTORIA' EU TIREI VARIAS FOTOS DO POSTO DA PF FECHADO E COM O PALETO DO AGENTE NA CADEIRA, NESTE MEIO TEMPO VARIAS PESSOAS TAMBEM TENTAVAM POR VARIOS MOTIVOS ENTAR NO POSTO E QDO. VIAM A PORTA FECHADA BALANCAVAM A CABECA EM SINAL DE REPROVACAO.

TENHO MUITA FATOS PRA CONTAR, ACONTECIDOS A BORDO, TRABALHO EM NAVIOS DE CRUZEIRO A 08 ANOS E NUNCA ME ACONTECEU NADA IGUAL, E NO BRASIL AINDA SER DISCRIMINDADO POR EXTRANGEIROS NO BRASIL??? QUE VERGONHA!!! AMANHA FAREI DENUNCIA CONTRA O CMTE. E CONTRA ESTA INTERPRETE ARGENTINA JUNTO A PF DE SANTOS E NO DA 23/01/2008 QDO. O COSTA VICTORIA CHEGAR ESTAREI LA ESPERANDO QUE ALGUMA COISA SEJA FEITA POIS O MINISTERIO DO TRABALHO SOBE A BORDO PARA COMER E NAO FISCALIZA, A ALFANDEGA SOBE ABORDO PARA COMER, O MINISTERIO PUBLICO ONDE E QUE ESTA???

OBRIGADO    
GIANCARLO BERNINI














MENSAGEM ENVIADA ÀS AUTORIDADES EM 11/10/2013

LOGO ABAIXO, O DOCUMENTO DO MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)


Prezadas autoridades,
Vejam documento anexo, em 7 páginas, entregue pelo representante do MTE, que participou da audiência pública ocorrida na última segunda-feira, dia 7/10/13, na CDH do Senado Federal. Trata-se de um documento oficial da fiscalização do MTE. Salta aos olhos, a partir da página 4, o relato da fiscalização em navios de cruzeiros temporada 2012/13, onde denuncia uma série de crimes gravíssimos (maus tratos de toda ordem, racismo, assédio moral, violência sexual, fraude, condições de trabalho análogas à escravidão, descumprimento do TAC, etc) ocorridos em navios das principais armadoras que operam no Brasil, as italianas MSC e Costa Cruzeiros e a espanhola Pullmantur.
Na última página do documento, a conclusão do Coordenador Nacional de Inspeção neste segmento, Sr. Rinaldo Almeida, é bastante preocupante e corrobora com todas as denúncias que temos realizados intensamente em diversas audiências públicas há mais de um ano. Portanto, é urgente tomar ações imediatas e preventivas para proteger milhares de jovens que foram colocados em situação de grande vulnerabilidade e que são atraídos de forma enganosa, através de claro aliciamento praticados por empresas agenciadoras de emprego no setor (Ex.: Rosa dos Ventos, Infinity, ISMBR, etc.).
Este apelo foi feito por familiares em Brasília na última terça-feira, dia 8/10, em reunião realizado com a ministra Maria do Rosário da SDH. Os familiares relataram a gravidade da situação e entregaram à ministra um DVD contendo diversos vídeos e documentos, os mesmos divulgados na AP do Senado, de crimes que em muitos casos têm levado a morte vários jovens.

Sensibilizada e diante da gravidade das denúncias, a ministra imediatamente propôs a articulação de um grupo interministerial para tratar do problema e já determinou que o tema seja encaminhado à CONATRAE, conforme link do Portal Brasil (http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2013/10/pais-acusam-cruzeiros-por-violacoes-de-direitos-humanos). A ministra convidou os familiares para uma reunião conjunta com os demais ministérios, dizendo que o nosso testemunho é fundamental.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário